“Esse álbum, o IRADOH!, é tipo um raio-x de quem eu sou, da minha alma. Tem a primeira música que eu gravei na vida, que é Uva Passa, e ela tá nesse álbum. E tem também a última música que gravei. Então ele conta a trilogia da minha vida na música: começo, meio e agora. É um diário aberto. Esse processo começou lá no início da minha carreira, quando lancei Teu Popô, em 2018. Agora, com meu segundo álbum depois de todo esse tempo, sinto que fechei um ciclo. É muito especial pra mim”, comenta Hodari.
Com 11 faixas que transitam entre pop, Amapiano, R&B, MPB e House, o álbum foi distribuído pela Som Livre e ganhou 11 visualizers, além do curta-metragem, lançado no canal da KondZilla no YouTube.
A narrativa do curta, dividida em três atos, acompanha a trajetória de três irmãos — um músico, um advogado e um traficante — que seguem rumos distintos, mas compartilham a mesma raiz familiar. Três vielas, três destinos com seus desvios e reencontros, mas que no fim sempre se cruzam. A proposta estética e poética rendeu ao projeto não só relevância artística, mas também agora um espaço entre os grandes nomes da música latina no Grammy.
Kaique Alves, diretor do curta e diretor criativo da KondZilla, afirma: “Dois anos consecutivos sendo indicado ao Grammy é mais que uma realização, é um sonho. Fazer esse filme foi um desafio desde o início, sabíamos que o tempo era curto e a meta ambiciosa: fazer um filme digno de indicação ao Grammy, com profundidade emocional e potência estética. Com a co produção da Sweet filmes e KondZilla, e co direção de Thiago Eva, o que nos moveu foi a vontade de retratar, com verdade e sensibilidade, a força dos laços familiares mesmo diante da dor, da ausência e das escolhas difíceis. Esse filme é, acima de tudo, uma carta de amor à irmandade e à resiliência de quem vem da quebrada”.
Segundo Kako Tufano, produtor executivo da Sweet Filmes, o projeto exigiu um processo criativo meticuloso: “Cada produção é resultado de uma seleção criteriosa de elenco, escolha precisa de locações e um trabalho primoroso de direção de arte e fotografia. Tudo isso garantiu um resultado capaz de emocionar e traduzir, em imagem, a essência do álbum”, explica.
Com co direção de Thiago Eva, que destaca a força coletiva por trás do projeto: “Buscamos criar uma narrativa que retratasse com autenticidade a jornada dos três irmãos, uma experiência que espelha a de tantas outras pessoas: crescer sem mãe e ter de assumir, sozinhos, o cuidado com a própria vida. Para isso, tivemos uma equipe de peso, que mergulhou fundo na ideia e entregou um resultado digno de Grammy. Foi uma construção colaborativa em todos os sentidos”, afirma.
Além das produtoras, o projeto também contou com a A Gandaia, responsável pela paisagem sonora, e a Tribo, que assinou os efeitos visuais, garantindo uma experiência sensorial completa.
DIRIGIDO POR:
Direção – Kaique Alves e Thiago Eva
CRIADO POR:
Kaique Alves e Insana Duo – Audrey Nobrega & João Monteiro
PRODUÇÃO EXECUTIVA:
Konrad Dantas
Kako Tufano
Marcelo Campana
Brunno Papa
Dudu Saraiva
ROTEIRO POR:
Roteiro Adicional – Gustavo Gessullo
AFRICA CREATIVE
Criação – Angerson Vieira, Diego Viana & Cortez Pereira
RTV – Thaís Olhiara
PRODUÇÃO
Diretor de Produção – Thiago Freire
Produtora de Set – Juliana Furtuoso
Produtora de Set – Priscila Pina
1º Ass. Direção – Felipe Claudino
1º Ass. Direção – Luísa Peliello
2º Ass. Direção – Tutu Menezes
2º Ass. Direção – João Seabra (O Inglês)
2º Ass. Direção Extra – Andrei Mustafa Cugler
Ass. Produção – Vivi Masson
Platô – Nobru
Ass. Platô – Thiago Alves
Ass. Platô – Jeferson Silva
Ass. Platô – DVD Produções
Ass. Platô – Vitor Cidrão (Alemão)
Limpeza – Ludmila Guaranis
Segurança – MC Apoio
Bombeiro – JK Fire
Making Of – Moana Marques
EQUIPE SWEET FILMES
Diretor de Atendimento – Hélio Ranieri
Atendimento – Ana Haertel
Estagiária de atendimento – Julia Gonçalves
Line Producer – Nathalia Cardoso
Diretor Criativo IA – Arthur Assumpção
Financeiro – Josie Kroth
Financeiro – Bruna Cardoso
EQUIPE KONDZILLA:
Administrativo – Leandro Vieira
Analista financeira – Bianca MaiaAnalistas financeira – Maiara Souza
Atendimento – Alex Ribeiro
Atendimento – Pedro Ambrosina
Autoral – Rachel Daniel
Diretor Criativo – Tico Fernandes
Diretora Gravadora – Alana Leguth
Jurídico – Estevam ADV
Produtora Executiva – Mônica Cason
Social Media – Jéssica Barbosa
Social Media – Victoria Almeida
Assessoria – Casé Comunica
EQUIPE SOM LIVRE
A&R – Gustavo Faria
A&R – Gregg Bordallo
A&R – Alan Lopes
A&R – Iris Martins
Produção Audiovisual – Thais Souza
Produção Audiovisual – Clara Almeida
Produção Audiovisual – Isabela Albino
Marketing – Lena Pelosi
Marketing – Camila Soluri
Marketing – Mayara Almeida
Marketing – João Gomes
Jurídico – Flora Bruni
FOTOGRAFIA
Diretor de Fotografia – Riva
Diretor de Fotografia – Luiz Maudonnet1º Ass. Câmera – Mathe Mendes
1º Ass. Câmera (segunda unidade) – Peterson Lomovtov
2º Ass. Câmera (segunda unidade) – Da Leste
2º Ass. Câmera – Yuri Camargo
Vídeo Assist – Giovanna Frias
GMA – Allan Almeida
Fotógrafo Still – Max Felipe
SOM DIRETO
Som Direto – Tales Manfrinato
Som Direto – Rafael Cumis
Microfonista – Matheus Massau
LOCAÇÃO
Produtor de locação – Emerson Marcon Jr Detox
Locação – CUFA – Central Única das Favelas
Apoio CUFA – Valeska Aparecida Nascimento Santos de Souza
Apoio CUFA – Paulo Batista de Moura
Apoio CUFA – Samir Ribeiro Queiroz
Locação – Hotel Ca’D’Oro
ELÉTRICA
Eletricista – Vini Oliveira
1º Ass. Elétrica – Lucão luz
1º Ass. Elétrica – Vernal Santos2º Ass. Elétrica – Charles Sales
2º Ass. Elétrica – Rudney Santos
2º Ass. Elétrica – Gabriel Queiroz
MAQUINÁRIA
Maquinista – Julio Garcia
1º Ass. De Maquinária – Thiago Mota
2º Ass. De Maquinária – Flor
2º Ass. De Maquinária – Guilherme Garcia
2º Ass. De Maquinária – Kaique Wedekim
ARTE
Direção de Arte – Fidelis
Ass. De Arte – Ariz Mangassarian
Produtor de Objeto – Mayara Wui
Contra Regra – Pedro Charz
Ajudante – Derrick Fidelis
Ajudante – Lincoln Pereira
Ajudante – Menino Ivan
Ajudante – Binho San
Efeito – Martão Efeitos Especiais
Pintor – Filipe Kaleb Pintor
FIGURINO
Figurinista – Fernanda Gunutzman
Ass. Figurino – John Fernandes
Ass. Figurino – Carlos Vinicius
Camareira – Alex Leandro
Figurinista Hodari – zju4n
MAQUIAGEM
Maquiadora – Mel Palma
Ass. Make – Odara Ketu
Ass. Make – Débora Rocha
ELENCO / FIGURAÇÃO
Produtor de Elenco – Junior Azous
Produtor de Elenco – No Ar Casting
Ass Elenco Otavio – Andrei Cugler
Preparadora de Elenco – Larissa Mauro
Elenco (Hodari adulto) – Hodari
Elenco (Martin adulto) – Wesley Guimarães
Elenco (Malcon adulto) – Kekel Souza
Elenco (Hodari criança) – Kamal da Silva Costa
Elenco (Martin criança) – Miguel Lucca Britto de Moraes
Elenco (Malcon criança) – Yuri Henrique
Elenco (Mãe) – Darlene Santos
Elenco [COAD] Tio – Claudio Brito
Elenco [COAD] Avó – Sonia Elesbão
Elenco [COAD] Tia família – Daniela Maciel
Elenco [COAD] Tia família – Miriam Lima
Elenco [COAD] prima família – Laurinha Rafaele
Elenco [COAD] galera corre – Kaka
Elenco [COAD] galera corre – Menor Chefe
Elenco [COAD] galera corre – Giovanna Sant
Elenco [COAD] galera corre – Gabriel Brito
Elenco [COAD] galera corre – Mc Julio D.E.RElenco [COAD] galera corre – Chukwuma Isaac
Elenco [COAD] galera corre – Adib
Figuração – Zamoni Diamond
Figuração – Natalia Gabriela
Figuração – Giulia Almeida
Figuração – Douglas
Figuração – Amanda Celi
Figuração – Ale Melo
Figuração – Samuel Said
Figuração – Gaa Soares
Figuração – Caian Glukoski
Figuração – Denis DossonFiguração – Leo Aruom
Figuração – Gersoniel Reis
Figuração – Felipe Santos
Figuração – Clara Fernanda
Figuração – LK
Figuração – Luc Damasceno
Figuração – Kaio
Figuração – Val Silva
PÓS PRODUÇÃO
Sweet Filmes e Tribbo Post
Coordenação de Pós Produção – Lucas Miranda
Supervisão de Efeitos Visuais – Thiago Eva
Montador – João Monteiro
Compositores – Reinaldo Pina “ Bibinho “ Sergio Jacobina , Rodrigo Pina, Leonardo
Bahia
3D – Erick Buosi
Motion VFX – Pedro Gebara
Color – Ian Pasqualino | Bleach Filmes
Finalização – JP Monteiro e Lucas Miranda
Ass. De Finalização – Pedro Ramos
PRODUÇÃO DE ÁUDIO
Produtora de áudio – A-Gandaia
CEO – Pedro Turra
COO – Samira Tortelli
Produtora Executiva – Kika Forjaz
Diretora Atendimento – Cris Marquesi
Sound Design & Finalização – Henrique Oliveira (LH) & Fabio Mancuso & Júnior
Aragaki
EQUIPAMENTO
Equipamento Câmera – Digital 35
Elétrica / Maquinária – SpecLight
Elétrica / Maquinária – Cine e Vídeo
Tufão – Homero Air Cam
Steady / Movi / Ronin – Adilson MP
Câmera Car – Movida
Gerador – Zerlei Gerador
Maquinária – Julio Garcia
Maquinária – Ale Locação de Equipamentos
ESTRUTURAAlmoço – Empório 56 Catering
Equipe Manutenção – Empório 56 Catering
Café / Lanche / Manutenção – Cris Lucena
Equipe Manutenção – Cris LucenaCamarim – Cris Lucena
Estrutura de Produção – Casa do Produtor
Mala de Produção – Biscuvita
Seguro Equipe / Produção – Chubb Seguros
TRANSPORTE
Carro de almoço – Empório 56 Catering
Carro de café da manhã – Jair Pires Valentim
Doblô de produção – Souzinha
Pick-up de produção – José Augusto
Pick-up de produção – Bruno Dianis
Pajero TR4 – Everton Rocha
Pick-up de arte – Marcio Dianis
Doblô arte – Nilson Tertuliano
Furgão arte – Edmilson
Van figurino – Geraldo de Oliveira
Caminhão de elétrica e maquinária – Masaki
Van de equipe – Mazzei
Van de equipe – Claudio Silvestre
Van de câmera – CNS Transporte
ACERVOS
Acervos – Acervo Utimura
Acervos – Acervo Yamada
Paisagista – Deddo Verde Cenografia
Sobre KondZilla
A KondZilla completou 14 anos em 2025, mantendo conexões sólidas com os principais agentes da mídia contemporânea, como Facebook, Spotify, TikTok e Kwai. A produtora, editora e gravadora atua em diversas frentes.
A vertical de Filmes cuida da concepção e realização de clipes e produções de ficção. Criou a série Sintonia, a mais assistida do Brasil na Netflix em 2019 e a terceira no mundo, ficando atrás apenas de fenômenos como La Casa de Papel e The Witcher. A produção venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Melhor Série de TV Paga. Indicada ao Emmy Internacional na categoria de “Melhor Live-Action para Crianças” pelo longa-metragem Escola de Quebrada em 2024.
Publicidade: essa vertical é responsável por criar, cocriar, produzir e desenvolver campanhas publicitárias. A KondZilla foi vencedora de três Leões no Festival de Cannes Lions (2023): Prata na categoria Entertainment for Music, com Salve a Favela, e duas vezes Bronze na categoria Social & Influencer, com Atura o Baile e Ketchup dos MCs. Além disso, conquistou o Prêmio Caboré como Melhor Produtora de Publicidade em 2020.
Música: atualmente, a empresa agencia a carreira de artistas da música urbana. Foi indicada duas vezes ao Grammy Latino por produções nas categorias “Melhor Vídeo Musical Versão Curta” (2019), com Me Solta, de Nego do Borel, e “Melhor Vídeo Musical Versão Longa” (2024), com Meu Karma, de Jovem MK – único clipe brasileiro indicado na edição.
A missão da KondZilla em todas essas áreas é produzir conteúdo de qualidade e entregar mensagens de forma orgânica e emocionante. Entre outros feitos, a empresa é responsável pelo maior sucesso brasileiro no YouTube: criado em 2012, o Canal KondZilla, o maior portal de funk do mundo, acumula mais de 38 bilhões de visualizações e 67 milhões de inscritos.
Sobre a Sweet Filmes
Comandada pelos sócios Brunno Papa, Kako Tufano e Marcelo Campana, a Sweet Filmes completou 12 anos em 2025, consolidada como uma das produtoras mais relevantes do país. Reconhecida por sua atuação em campanhas publicitárias e projetos audiovisuais de impacto, acumula trabalhos para grandes marcas e premiações em festivais internacionais como Cannes, Clio e Andy Awards, além de presença no Clube de Criação.
Sobre a Som Livre
A Som Livre é uma empresa de música que faz parte da Sony Music Entertainment. Com sua capacidade única de entender e antecipar tendências, lançou e desenvolveu inúmeros dos maiores artistas e músicas de sucesso do Brasil nas últimas décadas.
Crédito da foto: Max Felipe