O Instituto RME, em parceria com o Instituto Capim Santo e com apoio da Pluxee – empresa global especializada em benefícios e engajamento – lança o Menu à Empreendedora, programa gratuito que oferece capacitação, aceleração e capital semente para mulheres da comunidade da cidade de São Paulo que lideram micro e pequenos negócios de gastronomia, com ou sem renda. O projeto tem o compromisso com diversidade, inclusão e fortalecimento da autonomia econômica feminina por meio do empreendedorismo.

O setor gastronômico brasileiro movimenta cerca de R$ 250 bilhões ao ano (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, 2023), e emprega aproximadamente 6 milhões de pessoas (Abrasel), sendo formado majoritariamente por microempreendedores. Apesar do potencial de inclusão produtiva e diversidade, com forte presença de mulheres e de pretos e pardos, o segmento ainda enfrenta desafios como alta informalidade, dificuldades de acesso a crédito e custos elevados, o que reforça a importância de iniciativas de capacitação e apoio ao setor.

 

O programa impactará diretamente 40 mulheres por meio de capacitação presencial, abordando tanto Soft Skills – autoconhecimento, organização do tempo, comunicação e liderança, quanto Hard Skills – marketing, vendas, gestão financeira, gestão do negócio e redes. Dessas participantes, 10 negócios serão selecionados para receber capital semente e acompanhamento individualizado.

 

As atividades acontecem em etapas, entre novembro de 2025 e janeiro de 2026:

  • Capacitações: 03/11, 05/11, 07/11, 10/11, 12/11 e 14/11
  • Mentorias coletivas: 19/11 e 26/11
  • Capital semente: 01/12 a 18/12
  • Mentorias individuais: 05/01 a 23/01/2026

 

As inscrições ficam abertas até hoje, 21 de outubro de 2025, exclusivamente para mulheres da comunidade de São Paulo. “A maioria dos pequenos negócios hoje são liderados por mulheres que, muitas vezes, empreendem por necessidade. Essas empreendedoras têm uma renda média inferior a R$ 2,4 mil para sustentar suas famílias e, em regiões mais vulneráveis, esse valor cai para cerca de R$ 1,6 mil. Grande parte delas são mães-solo. O Menu à Empreendedora é fundamental porque une capacitação em gestão e finanças, incentivo via capital semente e, sobretudo, abre caminhos reais de transformação. A gastronomia é uma porta de entrada econômica e cultural poderosa, e queremos criar condições para que essas mulheres ampliem suas perspectivas, fortaleçam seus negócios e impactem positivamente suas comunidades”, afirma Ana Fontes, fundadora do Instituto RME.

 

“Na Pluxee, acreditamos que quando uma mulher empreende, ela gera transformações que vão muito além do seu negócio — alcançam sua família e toda a comunidade ao seu redor. É por isso que, há três anos, seguimos lado a lado com o Instituto RME no projeto Menu à Empreendedora, criando oportunidades reais de capacitação, conexão e fortalecimento para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Nessa trajetória, já apoiamos diretamente 48 empreendedoras, e cada edição reforça o nosso compromisso com a equidade e com a construção de um futuro mais inclusivo, no qual o protagonismo feminino é reconhecido, valorizado e multiplicado”, afirma Juliana Nobre, Gerente de Sustentabilidade da Pluxee no Brasil.

 

Serviço

Inscrições: 01/10 a 21/10

Local: Presencial – São Paulo, SP

Número de vagas: 40 para capacitação; 10 negócios contemplados com capital semente

Realização

Instituto RME

Parceiros

Instituto Capim Santo – institutocapimsanto.org.br

Apoio

Pluxee

 

Sobre o Instituto RME

Fundado em 2017, o IRME apoia e auxilia projetos e iniciativas que empoderam mulheres em situação de vulnerabilidade social, incentivando a independência financeira e o poder de decisão pessoal. Dados apontam que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também sua comunidade e a sociedade, pois acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.

 

Sobre a Pluxee

A Pluxee é a líder mundial em benefícios para colaboradores, que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 29 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 37 milhões de consumidores, acompanha mais de 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias. Para mais informações, acesse: www.pluxee.com.br