“Torto Arado – O Musical” conquista três prêmios no Bahia Aplaude 2025, nas categorias: Espetáculo Adulto, Ator, para Diogo Lopes Filho e Especial, pela direção musical e composição da obra – sob a responsabilidade de Jarbas Bittencourt.

Adaptação do best-seller de Itamar Vieira Jr., dirigido por Elísio Lopes Jr, o espetáculo conta com 22 profissionais em cena, sendo seis músicos e 16 atores, todos com vasta experiência em suas áreas de atuação. Em duas horas e vinte minutos de duração, “Torto Arado – O Musical” mergulha na cultura popular brasileira ao contar a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, que vivem em condições de trabalho análogo à escravidão em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina, na Bahia. Protagonizado por Bárbara Sut, Larissa Luz e Lilian Valeska.

Com o tema “Central dos Sonhos: o show começa aqui”, a cerimônia da 30ª edição da premiação do Bahia Aplaude aconteceu nesta quinta-feira, 29/05, no Teatro Sesc Casa do Comércio, exaltando sonhos e a força do teatro negro. Diretores, atores, produtores, críticos, escritores, entres outros importantes nomes da cena teatral, marcaram presença no evento que teve performances musicais e homenagens para a classe artística.

“Agradeço à vida e à arte e me sinto orgulhoso por fazer parte do teatro baiano. Queria agradecer aos produtores, diretores, elenco, banda e dizer que estamos fazendo a peça em outras cidades brasileiras e sempre levantamos a bandeira da Bahia no final das apresentações porque fazer, neste país, um um musical nas proporções em que fizemos, descentralizando a produção do eixo do Sudeste, é algo muito importante”, celebra Jarbas Bittencourt.

Lista de vencedores do Prêmio Bahia Aplaude 2025

Categoria Espetáculo Adulto: Torto Arado

Categoria Espetáculo Infantojuvenil: Infinito

Categoria Performance: Noiva

Categoria Direção: Thiago Romero (Candomblé da Barroquinha)

Categoria Ator: Diogo Lopes Filho (Torto Arado)

Categoria Atriz: Kátia Leal (Os dias lindos de Celina Bonsucesso)

Categoria Texto: Paulo Henrique Alcântara (Os dias lindos de Celina Bonsucesso)

Categoria Revelação: Filêmon Cafezeiro e Liz Novais (Mukunã: do fio à raiz)

Categoria Especial: Jarbas Bittencourt (Torto Arado)