A Rede Mulher Empreendedora (RME) foi reconhecida, pela primeira vez, com o Prêmio de Responsabilidade Social 2026, da Brazilian-American Chamber of Commerce ,na categoria de Desenvolvimento de Lideranças Femininas. A premiação destaca o compromisso da organização com a promoção da autonomia econômica das mulheres e o fortalecimento da liderança feminina como eixo central do desenvolvimento social e econômico no Brasil.

Fundada em 2010 por Ana Fontes, a RME é a primeira e maior rede de apoio a mulheres empreendedoras do país e já impactou mais de 4 milhões de mulheres por meio de capacitações, programas de aceleração, mentorias, conteúdos e recursos estratégicos que fortalecem as mulheres na criação, crescimento e escala de seus negócios, promovendo a inclusão econômica e o fortalecimento do ecossistema empreendedor brasileiro.

Ao longo dos 16 anos, destacaram-se projetos de educação financeira, negócios online e marketing digital, como empreender na gastronomia, inteligência artificial, entre outros, e programas como RME Conecta e RME Acelera, que promovem compras inclusivas e a aceleração de startups atuais ou futuras, além de eventos como o Festival RME, que só em 2025 atraiu 10 mil mulheres.

Grandes empresas foram parceiras nessa jornada, como Google, Visa, Amazon, Mapfre, Ambev, Shopee, Meta, Stone, Banco do Brasil, InfinitePay, Apex Brasil, Pluxee, Itaú Mulher Empreendedora, Banco BV, Rumo, Porto, iFood, Coca-Cola, 99, Uber, Mercedes Benz, Unimed, Vibra, United Airlines, Banco Cora Finep, Sebrae e dezenas de outras.

A empreendedora social e fundadora da RME, Ana Fontes, destaca sua satisfação em ver a Rede reconhecida internacionalmente. “Receber esse reconhecimento internacional é uma honra e também um reforço à validação do trabalho coletivo que construímos ao longo de mais de uma década. Investir no desenvolvimento de mulheres é investir em soluções mais sustentáveis, justas e inovadoras para a sociedade. Seguiremos ampliando pontes e oportunidades para que mais mulheres tenham autonomia econômica e protagonismo em seus territórios”, agradece Ana.

O prêmio será entregue durante o Jantar de Gala do Person of the Year Awards Gala Dinner, no dia 13 de maio de 2026, no American Museum of Natural History, em Nova York.