Radiográfico estreia no Rio Innovation Week com painel sobre o projeto visual da turnê de Gilberto Gil e exposição no Galpão Cobra

Em 2025, ano em que completa duas décadas de atuação, o estúdio Radiográfico participa pela primeira vez do Rio Innovation Week, que acontece de 12 a 15 de agosto, das 10h às 21h, no Pier Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá), no Centro do Rio de Janeiro. Referência na criação de projetos que […]
Em 2025, ano em que completa duas décadas de atuação, o estúdio Radiográfico participa pela primeira vez do Rio Innovation Week, que acontece de 12 a 15 de agosto, das 10h às 21h, no Pier Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá), no Centro do Rio de Janeiro. Referência na criação de projetos que transitam entre o físico e o digital, o estúdio estará presente com um painel sobre a turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, e um espaço expositivo no Galpão Cobra.
“A estreia do Radiográfico no Rio Innovation Week acontece em um momento simbólico, na celebração dos 20 anos do estúdio. Participar de um evento que reúne tantas visões criativas, que contribuem para moldar o mundo em que vivemos, reforça o papel do design como agente de inovação. Mais do que solução estética, o design é uma forma de pensamento que gera impacto, cria linguagem, aproxima pessoas e transforma experiências. Estar presente nesse encontro é uma oportunidade de compartilhar uma maneira particular de pensar e fazer imagem, em que design, arte, colaboração (e tecnologia) caminham juntas”, afirma Olívia Ferreira.
Painel “Do Som à Imagem: O Projeto Visual da Última Turnê de Gil”
Na sexta-feira, 15 de agosto, às 11h30, os sócios do Radiográfico, Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia, e a diretora de arte Fernanda Guizan, subirão ao palco RIW Pop Tech para debater os processos criativos e escolhas estéticas que deram forma à musicalização visual da última turnê de Gilberto Gil, Tempo Rei. Com mediação do jornalista Edu Carvalho, o painel vai explorar como a sonoridade e imagem se entrelaçam na construção de experiências imersivas.
Espaço Expositivo no Galpão Cobra
Paralelamente, de 12 a 15 de agosto, o Radiográfico ocupará um espaço expositivo de 25 m² no Galpão Cobra (2º andar do Píer Mauá), ao lado do Instituto Terra e do coletivo Mar Urbano. No “cubo branco”, será exibido um vídeo produzido especialmente para o evento com registros de projetos que simbolizam as duas décadas de atuação do estúdio, permitindo ao público conhecer de perto tanto o processo quanto o resultado de criações que transitam entre o digital e o físico.
Para Pedro Garavaglia, “o painel é um convite para mergulhar no processo que deu forma à experiência visual da última turnê de Gil, um projeto que expôs para o público nossa visão sobre como o design pode contribuir para potencializar um show e transformá-lo em uma experiência viva e transformadora, com o poder de emocionar as pessoas. Já na exposição, reunimos trabalhos que muitos já viram circulando por aí, mas talvez não associem a um mesmo estúdio. É bom termos esse espaço para mostrar nosso percurso e nossa forma de fazer design – que nasce do desejo de atravessar superfícies, conectar sentidos e deixar marcas reais na experiência das pessoas. Estar nesse encontro com o público e com o mercado é uma oportunidade de compartilhar nosso modo de ver e fazer design, reforçar o valor de processos criativos consistentes e mostrar que o design pode (e deve) estar no centro das transformações culturais, simbólicas e econômicas do nosso tempo”.
Sobre o Radiográfico
Fundado em 2005 por Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia, o Radiográfico é um dos grandes nomes do design autoral no Brasil. Com uma linguagem própria que entrelaça arte, design e colaboração, o estúdio cria imagens que não apenas comunicam — mas emocionam, provocam e transformam.
De marcos como a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 à turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil, passando por colaborações duradouras com a diretora Daniela Thomas e o programa educacional LIV, o Radiográfico constrói narrativas visuais com identidade e profundidade.
Com mais de mil projetos realizados e uma equipe multidisciplinar, o estúdio alia impacto cultural, consistência conceitual e inovação visual. Seu modelo criativo é sustentado por um tripé sólido — design, arte e colaboração — que permite navegar com fluidez entre o audiovisual, o gráfico, a cenografia e as experiências imersivas.
Em 2025, o Radiográfico celebra 20 anos reafirmando seu espírito experimental e autoral, enquanto amplia fronteiras e compartilha sua linguagem com novos públicos ao redor do mundo.