O maior festival de inovação da América Latina – Festival Afrofuturismo Ano V – acontece dias 20 e 21 de novembro de 2023, no Centro Histórico de Salvador, e teve sua programação inicial anunciada no coquetel de lançamento realizado na noite desta segunda-feira (18), na Casa Vale do Dendê.

 

Na cerimônia, profissionais de imprensa e patrocinadores conheceram a proposta do Festival Afrofuturismo Ano V e os nomes de alguns dos palestrantes internacionais, que participarão das atividades simultâneas que serão realizadas nos dias de evento. Com o tema ” De volta para o futuro”, o intercâmbio cultural e as conexões programadas pelo festival visam provocar reflexões sobre o desenvolvimento tecnológico, digital e ancestral, produzidos pelos países africanos, bem como a diversidade estética explícita na cultura contemporânea. “O objetivo principal do Festival Afrofuturismo é dar destaque à nossa potência criativa, à nossa potência empreendedora em um momento em que a gente precisa muito desse impulso de esperança”, comentou Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê.

 

A programação da quinta edição do Festival Afrofuturismo é anunciada com a expectativa de ter a participação de palestrantes internacionais e nacionais como Kamil – Fundador do Prêmio Mipad , Fadila Ahmad Abdulzaraq – CEO da African Living Fully, Getrude Matshe – Sênior Cultural da Ambassador Diversity Atlas e Karen Santos da Ux pra Minas Pretas. Outras atrações nacionais e culturais serão divulgadas ao longo do mês de setembro e as inscrições serão abertas dia 02 de outubro de 2023.

 

O Festival Afrofuturismo tem como patrocinador oficial o iFood. Para Mário Gomes, Gerente de Equidade da empresa, é uma satisfação apoiar um projeto como este. “Estamos muito felizes porque o iFood tem um olhar para pessoas empreendedoras, mas a gente também quer acolher a cultura, porque, como sabemos, a cultura tem cor, o futuro também tem cor, a tecnologia tem cor e é tudo nosso. Nos tiraram e a gente está trazendo tudo de volta”, comentou ao destacar a importância da conexão da empresa com a Vale do Dendê.

 

As atividades do Festival Afrofuturismo integram a programação do Novembro Capital Afro, movimento empreendido pela Secretaria de Cultura e Turismo – Secult, e tem como apoiadores o Governo do Estado da Bahia, Ministério das Relações Exteriores, Gráfica Ativa e Diversity Atlas.

A programação do Festival Afrofuturismo, com todas as novas atrações, será divulgada pelo site afrofuturismo.com.br e redes sociais do Festival e da Vale do Dendê ao longo do mês de setembro e outubro.