No Brasil, a Zygon, adtech especializada em marketing digital com soluções de análise de dados e mídia programática, realizou um estudo comportamental sobre autocuidado e interesse por estética com base em mais de 105 mil menções postadas em redes sociais ao longo de 2020. Os dados apurados indicam que 90,67% das pessoas se preocuparam mais em cuidar do cabelo, enquanto 41% delas demonstrarem que a prática de se cuidar traz um sentimento maior de leveza.

E uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company com 7,5 mil consumidores de seis países, entre eles o Brasil, indica que 79% dos entrevistados acreditam que o bem-estar é importante e 42% o sinalizam como uma prioridade. Além disso, o valor de mercado global de produtos e serviços considerados neste segmento está calculado em mais de US$ 1,5 trilhão, com crescimento anual entre 5% e 10%. A pesquisa mostra ainda que o gasto com produtos chega a 70% desse valor e os outros 30% são destinados aos serviços.

Ano passado houve ainda um crescimento de 122% no interesse pelo tema estética e autocuidado, com um grande pico no mês de agosto que chegou a 287% – época em que foi decretada uma flexibilização das medidas mais restritivas da quarentena em muitas regiões do Brasil.

A prática de skincare (cuidado com a pele) também cresceu desde o início da pandemia, mas as menções de interesse a ela corresponderam a 7,9%, seguida pela atenção ao corpo, que correspondeu a 1,43% das menções.

Mas, por que o autocuidado cresceu em 2020?

“A pandemia gerou diversas consequências terríveis. Saindo do caos na saúde e políticas públicas, outras questões sensíveis vêm sendo discutidas, como as relacionadas à saúde mental, por exemplo. A pesquisa nos mostra que as pessoas encontraram nos momentos para cuidarem de si uma boa forma de tornar a situação mais leve”, explica Lucas Reis, CEO da Zygon e Doutor em Big Data aplicada à análise de dados de redes sociais. Neste sentido, os números apontam que 41% do público analisado liga a prática do autocuidado ao sentimento de leveza; 37% menciona felicidade e 22% relaxamento a esses momentos.

Dessa forma, Lucas Reis analisa que “lavar, hidratar, umectar, fitar e secar o cabelo tornou-se parte de um ritual para se deixar mais bonito por fora, mas, principalmente, ficar mais tranquilo por dentro. Esses sentimentos se tornaram necessários durante o momento de tensão e incerteza causado pela pandemia como uma alternativa”, conclui.

Sobre a Zygon

Zygon é uma adtech, considerada uma das mais inovadoras por programas internacionais de aceleração. É especializada em soluções de mídia programática, análise de dados para compreensão dos públicos-alvo e a geração de insights, além de fornecer de treinamentos e apoiar a jornada on-line de anunciantes e publishers. Fundada na capital baiana, a empresa atende clientes em todo o país, por meio de seus escritórios em São Paulo, Recife e Salvador. Seu CEO, Lucas Reis, é Presidente do Comitê de Diversidade & Inclusão do IAB Brasil.

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