O Radiográfico, estúdio com duas décadas de atuação no design gráfico e direção de arte para projetos culturais, assina a identidade visual da exposição Baú do Raul, que estreia no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, no dia 11 de julho. A mostra inédita celebra o legado do cantor Raul Seixas, que completaria 80 anos em 2025, por meio de uma experiência imersiva e sensorial que percorre sua vida e obra.

Segundo os sócios do Radiográfico, Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia, “criar a identidade visual dessa exposição é uma forma de homenagear Raul Seixas, um artista de grande relevância cultural no Brasil, que até hoje mobiliza fãs. Sua música esteve presente em nossa juventude e na de tantos outros que cresceram nos anos 1990. Poder retribuir isso com design, dentro de uma exposição tão emblemática, é uma alegria imensa”.

Além da criação do logotipo da exposição, o Radiográfico foi responsável por todo o sistema de comunicação visual do projeto, incluindo peças gráficas institucionais e promocionais — de folders e anúncios a conteúdos para mídias digitais e impressas. O estúdio também desenvolveu o design dos produtos da loja oficial do MIS, como camisetas, canecas, ecobags, cadernos e outros itens temáticos.

Com curadoria do MIS e abertura marcada para o dia 11 de julho, Baú do Raul pode ser visitada de terça a domingo, com ingressos já disponíveis no site oficial do museu – às terças-feiras, a entrada é gratuita. A exposição reúne documentos, fotos raras, objetos pessoais e instalações interativas que propõem novas leituras sobre o artista e sua trajetória singular.

Sobre o Radiográfico

Fundado em 2005 por Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia, o Radiográfico é um dos grandes nomes do design autoral no Brasil. Com uma linguagem própria que entrelaça arte, design e colaboração, o estúdio cria imagens que não apenas comunicam — mas emocionam, provocam e transformam.

De marcos como a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 à turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil, passando por colaborações duradouras com a diretora Daniela Thomas e o programa educacional LIV, o Radiográfico constrói narrativas visuais com identidade e profundidade.

Com mais de mil projetos realizados e uma equipe multidisciplinar, o estúdio alia impacto cultural, consistência conceitual e inovação visual. Seu modelo criativo é sustentado por um tripé sólido — design, arte e colaboração — que permite navegar com fluidez entre o audiovisual, o gráfico, a cenografia e as experiências imersivas.

Em 2025, o Radiográfico celebra 20 anos reafirmando seu espírito experimental e autoral, enquanto amplia fronteiras e compartilha sua linguagem com novos públicos ao redor do mundo.

https://www.radiografico.com.br/

 

Cartazes da exposição Baú do Raul (Créditos das fotos que compõem as artes: Thereza Eugênia)